Intel apresenta nova geração de processadores Xeon W, que possivelmente equipará o futuro Mac Pro

Intel não para!

Cerca de uma semana após apresentar ao mundo a oitava geração dos processadores da linha Core, a gigante dos processadores já colocou os holofotes sobre si novamente ao anunciar um tipo diferente de besta: a nova geração de chips Intel Xeon W, destinado a máquinas profissionais e estações de trabalho.

A nova linha chega para substituir os atuais modelos Xeon E5 e E7, que equipam o Mac Pro “lixeirinha”, e preencher uma lacuna no segmento intermediário dos processadores de alta performance — agora, a empresa passa a oferecer modelos profissionais “básicos” na linha Xeon E3, que continua a existir; os intermediários ficam cobertos justamente pela nova linha Xeon W, enquanto os ultra-avançados processadores Xeon SP permanecem no topo da pirâmide da performance.

Modelos de 4, 6, 8, 10, 14 e 18 núcleos estarão disponíveis na linha Xeon W — todos eles, de acordo com a Intel, apresentam performance aproximadamente 38% superior em relação à geração passada. Temos aqui, assim como nos novos Core apresentados semana passada, a tecnologia Turbo Boost 2.0, que permite uma dilatação muito maior nas velocidades padrão e turbo do clock.

Todos os modelos da nova linha são apresentados na tabela abaixo, com suas respectivas especificações técnicas:

 

A Intel não forneceu mais detalhes sobre a previsão de disponibilidade dos novos processadores além da informação de que eles serão lançados em algum ponto do quarto trimestre de 2017. O timing parece ser excelente para a Apple adotar a nova geração de chips no seu tão falado novo Mac Pro modular, embora, naturalmente, isso não deva ser tratado como uma confirmação até que a própria Maçã se pronuncie.

Em relação ao vindouro iMac Pro, por outro lado, tudo indica que Cupertino escolherá a linha Core X, mais acessível.

Fonte: AppleInsider

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *